• Daniella Novak

Como consultar e receber a sua restituição do Imposto de Renda

Definitivamente receber um dinheiro extra na conta corrente é sempre maravilhoso. Trata-se da restituição do Imposto de Renda, mas para isso, é preciso saber como consultar e receber esses valores que talvez você tenha direito.


A temporada de declaração do IR de 2022 iniciou em 07 de março e vai até o dia 31 de maio.


Nesse sentido, reunimos nosso time de especialistas e apresentamos a vocês os principais pontos sobre a restituição do Imposto de Renda 2022. Acompanhe!


Quem recebe a restituição do Imposto de Renda?


De modo geral, todo valor retido de IR no ano cobrado diretamente da fonte, estão aptos a serem restituídos pelo IR.


Ou seja, sempre que os descontos feitos diretamente na sua folha de salário apresentarem um valor de pagamento a mais para o governo, você terá direito à restituição do Imposto de Renda.


O programa da Receita Federal realiza essa comparação do valor do imposto retido pelas fontes pagadoras e confronta com o valor devido, de acordo com todas as informações passadas pelo contribuinte na Declaração de Ajuste Anual.


Assim, ao final haverá a informação sobre o contribuinte ter imposto a pagar ou a restituir.


Como resultado desse cálculo são analisadas as deduções legais permitidas, àquelas informadas pelo contribuinte ao preencher a declaração ou em relativas ao desconto simplificado, que é quando há a possibilidade de escolha pelo regime de tributação.


Conheça algumas despesas dedutíveis aceitas pelo IR:


  • previdência privada e social;

  • valores relacionados a doações;

  • despesas médicas;

  • despesas com alimentandos;

  • despesas educacionais; e

  • despesas com dependentes.


Como consultar para verificar se há valores a receber?


Agora que você já sabe quem recebe, para verificar os valores a receber nessa restituição do Imposto de Renda fica mais fácil!


Em primeiro lugar é importante acessar a plataforma de consulta da restituição. Logo após, você informará alguns dados como CPF, data de nascimento e e-mail, e aí sim aparecerá a informação de quando você irá receber esses valores.


A mensagem que aparecerá, caso você tenha valores a serem restituídos é: "Em fila de restituição". Do contrário, se não for possível ter acesso ao valor calculado, acesse o portal e-CAC e busque por essa informação lá.


Qual o calendário da restituição do Imposto de Renda?


Assim como em outros saques, este não é diferente, pois há alguns critérios que devem ser seguidos: idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, terão prioridade ao receberem essa Restituição do Imposto de Renda antes da demais população.


Contudo, os contribuintes que não deixaram para a última hora a sua Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, também poderão ganhar vantagem, já que esses terão suas restituições também priorizadas, afinal, quem declara antes também recebe antes.


Para o ano de 2022 a Receita Federal decidiu por manter o calendário de liberação antecipado, conforme tinha acontecido durante a pandemia em 2020 e 2021. Ou seja, são cinco lotes divididos em:


1º lote: 31 de maio de 2022

2º lote: 30 de junho de 2022

3º lote: 29 de julho de 2022

4º lote: 31 de agosto de 2022

5º lote: 30 de setembro de 2022


Qual a forma de recebimento desses valores da restituição do Imposto de Renda?


Sem dúvida a novidade deste ano é a nova forma de recebimento, que poderá ser via Pix.


Anteriormente todos os valores a serem creditados aconteciam via conta corrente, de pagamento ou de poupança, isto é, agora temos mais uma opção vantajosa, e o melhor, ágil, para receber a restituição do Imposto de Renda.


A Novak Contabilidade é especialista em Declarações de Imposto de Renda





Há mais de 45 anos alinhamos tradição e conhecimento por meio de uma equipe qualificada e treinada para solucionar os seus problemas, desenvolver planejamentos tributários, consultorias contábeis eficientes e plano de negócios assertivos.


Com isso, nos tornamos uma referência na região de Curitiba/PR. Dessa maneira, sempre que a sua empresa precisar de serviços contábeis, por exemplo, as Declarações de Imposto de Renda, conte com o nosso time de especialistas e tenha a segurança de estar seguindo tudo que a lei prevê com relação a esses serviços.


Leia também sobre o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e tire suas dúvidas.


Aproveite e nos acompanhe em nossas redes sociais, pois por lá divulgamos notícias, informações e novidades do setor.


Até breve!

5 visualizações0 comentário